Relator sugere arquivar denúncia contra deputado por suposto assédio sexual

Márcio Jerry e deputada Zanatta Misto Brasília
Márcio Jerry conversa no ouvido da deputada Zanatta/Reprodução vídeo
Compartilhe:

O relatório foi lido hoje no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara no caso que aconteceu em 11 de abril

Por Misto Brasília – DF

A denúncia contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) que teria supostamente assediado a deputada Júlia Zanata (PL-SC) deve ser arquivado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Veja o vídeo com a conclusão da leitura logo abaixo.

É o que propõe o relatório do deputado Ricardo Maia (MDB-BA), lido nesta tarde sob protesto dos deputados da direita, especialmente da própria Zanatta.

O deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) pediu vista e considera inadmissível a negativa de admissibilidade do processo. A vista foi concedida pelo presidente do conselho, deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), por dois dias úteis. O relatório poderá ser votado na comissão neste período.

Jerry é acusado pelo partido de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante audiência pública com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em 11 de abril.

Imagens de câmeras mostram que Jerry se aproxima por trás de Julia, apoia seu corpo contra o da colega e coloca o rosto em meio ao cabelo dela. Conforme o PL, trata-se de ato de incontestável natureza abusiva, com contornos de importunação sexual e de violência política de gênero, na medida em que a cena representa um claro ato de intimidação.

O relator considerou que não há justa causa para a continuidade do processo. Para ele, a conduta descrita não configura afronta ao decoro parlamentar. “Conclui-se que não houve prática de qualquer conduta atentatória ou incompatível com o decoro parlamentar pelo representado”, disse.

Segundo ele, o contexto era de tumulto, e o comportamento não teria tido fins libidinosos ou de impedir ou restringir os direitos políticos da deputada enquanto mulher. “Considerando o local onde o representado originalmente estava e a multidão que se encontrava no recinto, não havia outra prova de se aproximar da deputada Júlia”, disse.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas