É o segundo reajuste em menos de cinco meses e, de acordo com a ANTT, é para não paralisar os serviços das empresas permissionárias
Por Misto Brasília – DF
Os usuários do transporte urbano do Entorno do Distrito Federal vão pagar mais caro pela passagem a partir domingo (13). O reajuste será de 15%, o segundo em menos de cinco meses. No dia 3 março, o aumento foi de 12% para o transporte interestadual e semiurbano de passageiros. Em dezembro de 2022, o reajuste tinha sido suspenso pelo Supremo Tribunal Federal.
Como na decisão anterior, o novo valor vai impactar no bolso de 175 mil passageiros que utilizam diariamente de 400 ônibus para se deslocar entre as cidades.
Veja as novas tabelas com o reajuste logo abaixo
Os novos valores foram divulgados nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União e foram autorizados pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Segundo uma nota da ANTT, os novos valores foram necessários para “evitar a paralisação total do sistema, que enfrentou quase dois anos com as passagens congeladas”.
Segundo ainda a Agência, “durante o período em que o serviço esteve sob a delegação do Governo do Distrito Federal (GDF), em 2021 e 2022, as empresas não receberam reajuste – situação que gerou defasagem e prejuízos financeiros acumulados”.
“O aumento concedido em março não foi suficiente para suprir as demandas e deficiências geradas. Após longas rodadas de conversas e negociações, a ANTT reconheceu a situação e agiu para evitar uma grave instabilidade no sistema, autorizando o reajuste de 15%”.
O reajuste se justifica, segundo as informações oficiais, porque os componentes dos índices de reajuste, como combustível (aumento de 48,281%), óleo lubrificante (49,958%), pneus (mais de 100% em 2021) e IPCA acumulado (16,43% em dois anos), contribuíram para a complexidade do cenário. Além disso, as empresas enfrentam dificuldades para manter os acordos trabalhistas.