O resultado mostra que 43% dos entrevistados querem saber quais são as marcas que estão patrocinando os Jogos Olímpicos
Por Misto Brasil – DF
A geração Z (nascidos entre 1981 e 1996) lidera o maior interesse e engajamento nos patrocinadores nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Essa percepção diminui com a idade.
É o que indica o estudo da empresa de análise e pesquisa Ponto Map, do grupo Ponto, em parceria com a V-Tracker. No geral, 60% dos brasileiros as marcas que se associam aos Jogos Olímpicos têm uma percepção positiva.
O resultado mostra que 43% dos entrevistados querem saber quais são as marcas que estão patrocinando as Olimpíadas. Patrocínio nos jogos gera desejo para as marcas: 58% admitem que o patrocínio influencia de alguma forma a decisão de consumo.
A mesma pesquisa conluiu que 17% gostariam de saber mais sobre os produtos e as empresas que estão atreladas à competição.
Em sentido oposto, 25% consideram que as marcas patrocinadoras não devem ser o centro da atenção enquanto 15% acreditam que a publicidade no evento atrapalha os jogos.
De acordo com os dados da pesquisa, o maior interesse na competição está concentrado nas classes A (75%) e B (68%) e a geração Z é quem apresenta maior engajamento nos Jogos Olímpicos.
Nas classes C (24%) e D e E (33%) aumenta a percepção de que as marcas não devem ser o centro das atenções. Entretanto, o interesse diminui com o aumento da faixa etária.
Para 63% dos entrevistados, as marcas exercem influência na decisão de compra enquanto 26% consideram que o patrocínio dos Jogos Olímpicos tem um impacto significativo nas escolhas de produtos e marcas.
A pesquisa realizada em 19 de julho de 2024, em 419 munícipios em todas os estados, ouviu 1.067 pessoas. A margem de erro é de 3% e o índice de confiança de 95%.
Lembrança das marcas que pagrocinam
Apenas 29% das pessoas entrevistadas não se lembram de alguma marca associada aos Jogos Olímpicos. Nike (18%), Coca-Cola (12%) e Adidas (10%), lideram o ranking e rivalizam entre as marcas mais lembradas.
Na sequência, fabricantes de eletrônicos, seguidos por instituições financeiras, destacando-se as marcas Samsung, Olympikus, Visa, Banco do Brasil, Itaú, Toyota e Vivo, aparecem entre as dez primeiras mais associadas às Olimpíadas.
Ao detalhar por categorias, como roupas e materiais esportivos, financeiro, bebidas e eletrônicos, as marcas em primeiro lugar apresentam um recall maior que o segundo colocado.
A Coca-Cola possui 80% de lembrança dos entrevistados enquanto o guaraná Antartica e a Ambev têm 3% cada uma e a Brahma, 2%.
Na categoria roupas e equipamentos esportivos, Nike (49%), Adidas (31%), Olympikus (15%), Puma (4%) e Umbro (-1%) fecham o Top 5 da categoria.
Entre os eletrônicos, a Samsung lidera disparado com 58% de recall enquanto a Panasonic, segunda colocada, tem 20% e a Intel, 15%.
No setor financeiro, Visa com 30% de recall lidera o ranking das Top 5, seguida pelo Banco do Brasil, com 27%; Itaú com 24%; Bradesco com 6% e XP, com 3%.