Incêndios castigam Goiás e fumaça provoca a suspensão de aulas

Incêndio florestal DF brigadistas Misto Brasil
Brigadistas combatem incêndio em área de preservação do Distrito Federal/Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cinco municípios são mais castigados com dezenas de focos na mata. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros continua queimando

Por Misto Brasil – DF

As aulas foram suspensas na rede pública e no ensino superior no município de Jataí, em Goiás. A causa é a fumaça que deixou o sudoeste goiano com o céu laranja. A poluição provocada pelas queimadas deixou o estado em estado de emergência.

Cinco municípios (Jataí, Rio Verde, Mineiros, Perolândia e Formosa) apresentam os maiores problemas com as queimadas e fumaça. Na Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional continua ardendo depois de cinco dias, apesar do reforço de brigadistas.

Leia – “Pandemia de incêndios florestais” registra 5,2 mil focos de incêndios

Leia – incêndio destruiu 10 mil hectares da Chapada dos Veadeiros

O fogo se concentra em áreas de difícil acesso e agora um helicóptero é usado parra deslocar os brigadistas para essas regiões.

A chefe do chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), Nayara Stacheski, informou ao g1 que são 25 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 34 do PrevFogo Ibama, três voluntários da rede Contra Fogo, um do Cerrado de Pé e mais 35 pessoas atuando no posto de comando, baseado na UNB Cerrado.

Focos de incêndio continuam também castigando no Distrito Federal. A baixa umidade do ar, o tempo seco e o vento continuem para a propagação dos focos de incêndio.

A esperada chuva que todo mundo espera, só deve acontecer no final do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão pode não acontecer, porque as probabilidades são muito pequenas, segundo os próprios meteorologistas. Não há sinal de chuva.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas