A proposta foi apresentada pela senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) sob a alegação da gravidade do sistema público que registra uma série de críticas
Por Misto Brasil – DF
A situação da rede pública de saúde do Distrito Federal será debatida durante uma audiência pública que será realizada na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
A data ainda não foi definida, mas o requerimento foi aprovado hoje (23) na sessão da comissão.
A proposta foi apresentada pela senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) sob a alegação da gravidade do sistema, com filas intermináveis, ausência de atendimento e problemas na gestão.
O tema principal será a destinação de recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal, que ajuda a subsidiar boa parte dos serviços na rede pública.
“Temos a maior proporção de médicos por habitante do país e, mesmo assim, faltam profissionais, os hospitais estão superlotados e a população enfrenta filas intermináveis para atendimentos e cirurgias”.
A parlamentar também critica a priorização de investimentos em hospitais enquanto a atenção primária segue desestruturada. Segundo a senadora, o modelo atual de gestão enfrenta problemas sérios de planejamento, governança e continuidade de políticas públicas.
De acordo com a assessoria da parlamentar, a audiência deve reunir representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do DF, além de especialistas da área, conselhos profissionais, movimentos sociais e órgãos de controle, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Distrito Federal.


