A VW também liderou as exportações em 2025, ampliando sua presença estratégica da América Latina e do continente africano
Por Misto Brasil – DF
A Volkswagen do Brasil encerrou o ano de 2025 como líder em vendas de veículos de passeio no mercado brasileiro pelo terceiro ano consecutivo.
No acumulado do ano, a Volkswagen registrou 436.336 veículos vendidos, alcançando 17,1% de participação de mercado no segmento de veículos de passeio.
A montadora também liderou as exportações de automóveis em 2025, ampliando sua presença em mercados estratégicos da América Latina e do continente africano.
Foram 116.495 unidades exportadas, um crescimento de 29% em relação a 2024. A VW é a maior exportadora da indústria automotiva brasileira, com mais de 4,4 milhões de veículos destinados ao exterior.
Entre os destaques do ano está o Volkswagen Polo, que encerrou 2025 como o carro de passeio mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com 122.677 unidades emplacadas, mantendo também a liderança absoluta no segmento de hatches.
No segmento de SUVs, o Volkswagen T‑Cross fechou o ano como o SUV mais vendido do Brasil, também pelo terceiro ano consecutivo, com 92.842 unidades comercializadas.
O desempenho do modelo foi determinante para que a Volkswagen mantivesse a liderança no segmento que mais cresce no mercado brasileiro, com 204.899 unidades vendidas dos modelos Tera, Nivus, T‑Cross, Taos, Tiguan e ID.4. Isso representa mais de 80 mil unidades à frente da marca segundo colocada.
Outro destaque foi o Volkswagen Tera. Lançado em junho, o modelo teve rápida ascensão no mercado e, após o ramp-up de produção, assumiu a liderança do seu segmento já em setembro, o primeiro mês de produção em ritmo pleno.
“Esse desempenho nos dá uma base muito sólida para seguir avançando em 2026, com foco em crescimento sustentável e na preferência do consumidor brasileiro”, comentou o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
“Em 2026 vamos acelerar nossa ofensiva de produtos no País, com a chegada do Golf GTI e dos novos Taos e Tiguan, e o início da nossa era de eletrificação, convictos de que desenvolvemos e produzimos produtos que são a preferência do nosso consumidor”, completou o vice-presidente de Vendas e Marketing, Fernando Silva.


