Kefir – o microrganismo da saúde

Compartilhe:

Devo admitir que uma moda fitness tomou conta da minha casa. Já virou rotina da minha esposa, toda noite cuidar dos seus bichinhos lácteos.

Tá bom, não vou complicar!

Estou falando do Kefir, ou kéfir, ou quefir, ou kephir ou búlgaros. Uma bebida fermentada, possivelmente originária das montanhas do Cáucaso, cujo substrato mais comum é o leite (caprino, bovino ou de ovelha). É produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir” num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos e outras bebidas.

Os “grãos de kefir” são uma colônia de microrganismos. Contudo, estudos indicam que a sua composição biológica, química e nutricional varia conforme a origem e o modo de produção. Também são conhecidos como tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo “kefir” deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver”.

Por ser considerado um alimento funcional, a cultura caseira do kefir se tornou popular em vários países da Europa Central, e de lá para outros continentes. Em alguns países como Alemanha, Rússia, Canadá e Suécia, o produto também é produzido comercialmente e amplamente consumido.

O mais legal é cuidar todo dia dos “bichinhos”. Lá em casa, estamos fazendo ricota, molho branco, iogurte misturados com frutas, e até mesmo uma espécie de pasta, que usamos para substituir a margarina no pão.

Ou seja, Kefir só lhe faz bem.

Por isso, busquei uma receita do Kefir para a gastronomia, para utilizarmos no nosso dia a dia.

Espero que gostem!

Macarrão ao molho de kefir com atum

Ingredientes

1 pacote de macarrão macarro

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 dentes de alho

3 xícaras de kefir

1 lata de atum

2 pães (miolo)

2 colheres (sopa) de molho de tomate

Sal a gosto

Modo de preparo

Refogar o alho no azeite e acrescente o maçarão já cozido.

Molho: retirar o miolo de dois pães e coloque no liquidificador, adicione o kefir de leite, o atum e o molho de tomate, bata tudo até formar uma pasta. Coloque o macarrão pronto em uma porcelana e distribua uniformemente o molho sobre a preparação pronta.

Siga as minhas redes sociais, sempre com a “hashtag”: #passamainacozinha

Facebook: https://www.facebook.com/passamainacozinha/

Instagram: @chefmarcelopassamai

Email: passamainacozinha@gmail.com

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas