Está chegando o Carnaval e este ano ele vem mais tarde, no início de março. Para mim é sempre diferente quando acontece isso, pois o meu aniversário vai cair bem no sábado de folia. Por isso, sei bem o que é ter que cuidar da alimentação. Entre um clima chuvoso ou de muito calor, o que você precisa é estar sempre bem hidratado.
Então, a nossa dica de gastronomia desta semana, junta a tradicional culinária francesa ao nosso clima tropical. Uma receita que pode ser consumida a qualquer hora e pode receber, além disso, o seu toque pessoal mágico de Chef.
Aqui vou passar a receita clássica e vou deixar para vocês acrescentarem aqueles ingredientes de sua preferencia. Nenhuma receita fica chateada ou está errada, quando ela ganha sabor.
O nosso clássico chama-se Vichyssoise, uma sopa-creme deliciosa, de nome complicado, porém feita de forma simples e com ingredientes igualmente simples. Ela foi criada pelo chef Louis Diat, do estrelado Hotel Ritz-Carlton, em homenagem a sua cidade natal. Tradicionalmente, a Vichyssoise é servida fria, com cebolinha salpicada por cima. Contudo, com a chegada do inverno, é uma excelente opção para ser servida quente.
Quatro dias inteiros de festa, dança e muita diversão. O Carnaval é considerado a melhor época do ano por muitos – mas nem todos têm pique para encarar a maratona. Pode parecer exagero, mas a alimentação faz toda a diferença para que o corpo esteja disposto e em condições de aguentar a folia.
Por isso, nesta folia, tome uma sopa fria!
Vichyssoise – sopa fria francesa
A Vichyssoise é uma sopa tradicional da culinária de França, outrora servida em todas as estações termais. É feita à base de alho-porro, cebola, batata, nata ou crème fraîche e caldo de galinha, aromatizada com bouquet garni.
Depois de cozidos, os ingredientes são reduzidos a puré, que pode ser servido frio ou quente.
Ingredientes
200 g de alho-poró
250 g de batata descascada e cortada em pedaços
50 gr de manteiga
200 ml de creme de leite
Aproximadamente 1 litro de caldo de legumes (ou água)
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Corte finamente o alho-poró e refogue-o na manteiga – reserve.
Cozinhe a batata no caldo de legumes.
Em um processador (ou liquidificador), triture todos os ingredientes e adicione o caldo de legumes (que você cozinhou as batatas) aos poucos, até a consistência desejada. Adicione sal e pimenta a gosto, polvilhe cebolinha e pronto. Simples assim.
Siga as minhas redes sociais, sempre com a “hashtag”: #passamainacozinha
Facebook: https://www.facebook.com/passamainacozinha/
Instagram: @chefmarcelopassamai
Email: passamainacozinha@gmail.com