Daqui a nove dias toda a frota de ônibus urbano do Distrito Federal estará novamente nas ruas, segundo garantiu neste sábado (25) a Secretaria de Transporte e Mobilidade. A determinação às empresas concessionárias coincide com a reabertura de praticamente todo o comércio a partir do dia 3 de maio, um domingo. Em dias normais, a frota transporta cerca de 1,3 milhão de passageiros.
DF amplia o número de testagem rápida a partir da segunda-feira – #COMPARTILHE o Misto Brasília
De acordo com a secretaria, o sistema opera hoje com redução de 73% de usuários no transporte. Parte dos ônibus de linhas com menor demanda está sendo utilizada para reforçar as linhas mais demandadas. A Semob determinou o reforço de 200 ônibus para atender as linhas de maior movimento, especialmente as que se destinam ao Plano Piloto. Dentre esses veículos, 100 ônibus são remanejados de linhas menos demandadas e outros 100 são da frota reserva das operadoras.
A Agência Brasília, com base em informações da Semob, publicou que a demanda por transporte público deverá aumentar gradativamente, ao longo do mês, com a volta de cerca de 80% dos estabelecimentos comerciais. As operadoras deverão seguir a tabela horária normal, utilizar 100% da frota na operação e intensificar os cuidados, de acordo com as recomendações que já foram estabelecidas.
Governador autoriza missas e cultos em estacionamentos – #COMPARTILHE o Misto Brasília
A Secretaria também determinou a todas as empresas que disponibilizem máscaras faciais para motoristas e cobradores dos ônibus do sistema de transporte público coletivo.