Incêndio consome a vegetação do Cerrado na residência oficial do vice-presidente

Reserva do Jaburu fogo no Cerrado Misto Brasília
O Cerrado é um dos ecossistema em perigo no Brasil/Jorge Cury/Misto Brasília
Compartilhe:

No início desta tarde um incêndio de grandes proporções consumiu pelo menos 20 hectares de vegetação do Cerrado dentro da reserva do Palácio do Jaburu. O local é a residência oficial do vice-presidente Hamilton Mourão. O fogo foi controlado há pouco depois de mais de quatro horas. Neste momento, é feito uma operação rescaldo, segundo se informou. Atualizado às 17h29

O combate foi feito por três grupos de brigadistas, um do Corpo de Bombeiros Militar, outro do Ibama e o terceiro do Instituto Brasília Ambiental. O incêndio começou dentro da área da reserva e chegou até a avenida que separa a área de segurança nacional na região da Vila Planalto.

As primeiras informações indicam que não houve vítimas. A fumaça preta do incêndio podia ser vista de longe. O fogo demorou para ser controlado. Ainda não foi informado, oficialmente, sobre a causa do fogo, mas suspeita-se que tenha sido iniciado por uma fagulha de solda. O trabalho estava sendo realizado numa das torres de comunicação instaladas no local.

Entre 2000 e 2018 todos os biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa – tiveram saldo negativo em números absolutos (489.877 km²) das áreas naturais, o que representa menos 8,34%, mas a perda diminuiu de magnitude ao longo desses anos. A maior desaceleração ocorreu no Bioma Mata Atlântica que saiu de uma perda de 8.793 km², entre 2000 e 2010, para menos 577 km², entre 2016 e 2018.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas