Abraços e sorrisos na liberdade do ex-secretário da Saúde do DF

Francisco Araújo
Francisco Araújo já esteve preso por conta de outras investigações do MPDF/Arquivo/Agência Brasília
Compartilhe:

Foram soltos ontem à noite, entre abraços e sorrisos, os seis ex-gestores da Secretaria da Saúde acusados de desviar recursos da compra de testes rápidos para a Covid. Eles estavam presos desde o dia 25 de agosto. A liberdade condicional com o uso de tornozeleiras eletrônicas foi concedida pela juíza da 5ª. Vara Criminal de Brasília, Ana Cláudia de Oliveira Costa Barreto, depois de vários pedidos feitos à justiça pela defesa dos presos. Eles estavam presos no complexo da Papuda e negam ter cometido os crimes.

A juíza revogou as prisões preventivas do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo, Jorge Antônio Chamon Júnior, ex-diretor do Laboratório Central (Lacen); Eduardo Seara Machado Pojo do Rego, ex-secretário adjunto de Gestão em Saúde; Ramon Santana Lopes Azevedo, ex-assessor especial da Secretaria de Saúde; Iohan Andrade Struck, ex-subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF; e Emmanuel de Oliveira Carneiro, ex-diretor de Aquisições Especiais.

Os suspeitos estão sendo investigados a partir da Operação Falso Negativo. Para a juíza houve excesso de prazo na instrução criminal. Os seis estão proibidos de manterem contato com os demais investigados, funcionários da secretaria e responsáveis ou contratados das empresas envolvidas operação.

“Todavia, a decretação de outras medidas cautelares se faz necessária, na medida em que os réus poderão demonstrar disposição em se manterem no distrito da culpa, justificarem suas atividades, além de colaborarem com o juízo, comparecerem à instrução criminal e evitarem contato entre si e com outros possíveis envolvidos”, assinalou a juíza.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas