A partir de segunda-feira (29), as linhas de ônibus mais demandadas por usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal terão reforço de viagens pela manhã e à noite. A medida da Secretaria de Transporte e Mobilidade é para atender às necessidades de deslocamento do público e dos trabalhadores das empresas que irão funcionar de acordo com as escalas de horário previstas no Decreto Distrital nº 41.913/2021, segundo informou a Agência Brasília.
Ibaneis faz apelo por isolamento às vésperas da abertura do comércio – Veja os horários do comércio logo abaixo.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade determinou que seja mantida a utilização de 100% da frota, com especial atenção aos horários de pico. Além de manter todas as viagens nas tabelas horárias dos períodos de maior demanda, as operadoras terão de reforçar a oferta de ônibus durante toda a manhã, das 08 horas às 13 horas, e à noite, das 19 horas às 21 horas.
O toque de recolher das 22h às 5h e a proibição de venda de bebida alcoólica após às 20h continuam valendo.
O abre e fecha das atividades econômicas
Na sexta-feira, o governador confirmou que haverá a flexibilização das atividades econômicas no início da semana. Permanece, no entanto, o toque de recolher entre 22 horas e 5 horas até o dia 8 de março.
As escolas particulares, universidades e faculdades podem funcionar, desde que cumpram os dispositivos sanitários. Cinema e teatro podem funcionar, assim como os eventos em drive-thru.
O comércio em geral pode abrir a partir das 6 horas e fechar às 21 horas, mas deve fechar por no mínimo meia hora para limpeza e desinfecção. Os bares e restaurantes devem funcionar somente entre 11 horas e 19 horas, mantendo uma série de cuidados, como máximo de seis pessoas por mesas e todas as medidas de controle para evitar a disseminação do vírus da Covid-19.
O comércio de rua poderá funcionar entre 11 horas e 20 horas. Esse horário inclui as lojas de calçados e de roupas, serviços de corte e costura, armarinhos e lojas de tecido, atividades de lavanderias, tinturarias e toalheiros, empresas de tecnologia e lojas de equipamentos e suprimentos de informática, setor eletroeletrônico e setor moveleiro, óticas e papelarias.
Os salões de beleza também podem abrir, assim como as barbearias e centros estéticos. O horário é das 10 horas às 19 horas. As agências de viagens podem abrir entre 10 horas e 19 horas.
Os clubes recreativos também terão que respeitar o horário das 6 horas às 21 horas, mas há regras, como para as academias, bares e restaurantes que funcionam nestes locais.
Os shoppings podem ser abertos entre 13 horas e 21 horas. As praças de alimentação também estão liberadas, mas precisam obedecer as regras já estabelecidas.