São Paulo começa nesta segunda-feira. No Distrito Federal, houve filas hoje para vacinação
O município de Luziânia, o maior município do Entorno do Distrito Federal, começa a vacinar as crianças de 5 a 11 anos nesta terça-feira (18). Para atender a demanda, a prefeitura informou que foi realizadas mudanças nas unidades de saúde.
Os pontos de vacinação do Mingone II e Vila Juracy serão destinados exclusivamente para a vacinação infantil, segundo a Secretaria da Saúde.
O prefeito Diego Sorgato (DEM), informou neste domingo (17) que a partir o Cais do Setor Fumal não realizará mais a vacinação contra a Covid-19, “todavia, continuará aplicando as demais vacinas do Programa Nacional de Imunização’.
Em São Paulo, a vacinação começa nesta segunda-feira (17), em crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades ou deficiências físicas permanentes. Também serão imunizadas nessa fase as crianças indígenas que vivem em aldeias.
Na capital paulista, a vacinação será realizada nas unidades básicas de Saúde (UBSs) e assistências médicas ambulatoriais (AMAs). Foram disponibilizadas 64 mil doses para esta etapa da campanha. Os endereços podem ser localizados no sistema Busca Saúde.
Longas filas no Distrito Federal
No Distrito Federal, logo cedo neste domingo (16), houve registro de longas filas e até o meio-dia, 2.341 doses já haviam sido aplicadas. Neste primeiro dia, a vacinação foi aberta para crianças de 5 anos a 11 anos com comorbidades e de 11 anos sem comorbidades.
A primeira criança a ser vacinada no DF foi o menino Carlos Adalberto, de 8 anos, que tem paralisia cerebral. Sua mãe, Cleci Pereira da Silva, de 37 anos, contou ter chegado ainda de madrugada à Unidade Básica de Saúde 5 (UBS5), na região administrativa de Taguatinga.
Segundo na fila, o motorista Arthur Gilberto Souza, de 55 anos, disse ter chegado às 2h30 para garantir a vacinação de seu filho Davi Borges, de 11 anos. “Valeu a pena. É uma celebração, um alívio”, afirmou.
Mais 6,3 mil doses desta primeira remessa foram reservadas para vacinação itinerante, sendo aplicadas por equipes da Secretaria de Saúde do DF em crianças sob a tutela do Estado.