Empresas de ônibus não renovaram a frota e pedem um novo cronograma para os novos veículos
A Secretaria de Transporte e Mobilidade deve apresentar um novo cronograma para a renovação da frota de ônibus do Distrito Federal. A promessa foi feita nesta quarta-feira (17) pelo secretário Valter Casimiro durante uma audiência pública na Câmara Legislativa. Este será terceiro adiamento do cronograma.
O secretario de Transporte disse que pretende enviar uma sugestão nesta sexta-feira (18). É mais uma tentativa de solucionar um problema que pode se tornar bem grave nos próximos dias.
Quase metade da frota de ônibus precisa ser trocada em menos de duas semanas, o que certamente é impossível. As empresas deixaram de comprar os novos veículos no prazo estipulado. Alegam que durante a pandemia passam por dificuldades financeiras. O debate foi transmitido ao vivo pelo Misto Brasília.
No dia 28 de fevereiro, 1.106 ônibus terão de ser recolhidos, porque atingirem o limite de sete anos em circulação. O sistema conta com cerca de 2,8 mil ônibus.
Na próxima segunda-feira (21) deve ser apresentado um novo documento. Para ser aprovado, a proposta terá que ser debatido e aprovado pelo plenário da CLDF.
Atualmente, está em vigor um decreto legislativo, proposto pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), que revogou decisão do Conselho de Transporte Público Coletivo majorando a validade dos ônibus. A norma manteve a data no final deste mês, registra a Agência CLDF.
Há empresas que conseguiram renovar 100% da frota dentro do prazo, caso da Piracicabana, Pioneira e TCB. A Marechal precisa adquirir 356 dos seus 464 veículos. A São José necessita de 1.100 ônibus novos e a Urbe tem 314 a renovar.