A Fundação Anfip e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) convidaram os principais estudiosos e acadêmicos brasileiros para discutir a reforma previdenciária. O grupo volta a se reunir na segunda-feira (3), em Brasília.
Os técnicos preparam um conjunto de alternativas para a inclusão social a partir do atual regime previdenciário, existente há mais de 90 anos no Brasil.
O documento deve ser concluído até meados de dezembro e será encaminhado ao governo federal e ao Congresso Nacional. Esta é a segunda reunião, numa ação que teve início no dia 21 de setembro.
A professora de Economia da UFRJ, Denise Gentil, uma das coordenadoras do estudo, reforça que é preciso, além de unificar o debate sobre a Previdência, compartilhar conhecimento.
Segundo ela, o grupo vai elaborar uma proposta que inclua aqueles que ainda estão fora do sistema de cobertura previdenciária.
“Vamos enfrentar o processo de reforma que o governo quer propor, uma reforma de retrocesso, e vamos nos posicionar em relação a cada ponto. É um trabalho de luta, de posicionamento”, explica.