Os servidores de uma única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Distrito Federal serão treinados pela Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde. A capacitação é para identificação e tratamento precoce da sepse (infecção generalizada) em pacientes adultos.
O mesmo projeto vai atingir 60 UPAs de 15 estados. Já foi feito um primeiro diagnóstico e no próximo dia 29, será realizada uma reunião virtual com a presença de representantes de cada uma das UPAs, equipe do Hospital Sírio-Libanês para discutirem os passos iniciais do projeto.
Em julho deverá ser realizada uma grande reunião presencial, em São Paulo, com representantes de todas as UPAs e Sírio-Libanês para discutir os processos que precisam ser implementados, aplicando a ciência da melhoria.
“O programa terá duração de um ano e meio, devendo terminar em 2020, e até lá queremos aumentar a adesão às boas práticas, contribuindo para a redução da mortalidade da sepse, que está ao redor de 55% nos hospitais brasileiros, quase o dobro do que é encontrado em países desenvolvidos”, explica o médico José Mauro Vieira.