Sem revelar números, o secretário de Defesa americano, Mark Esper, anunciou o envio de tropas à Arábia Saudita como resposta ao recente ataque a duas refinarias pelo qual os governos americano e saudita culpam o Irã.
“O presidente [Donald Trump] aprovou o envio de forças americanas que serão de natureza defensiva e terão foco principalmente na defesa aérea e de mísseis“, disse Esper em entrevista coletiva após reunião com Trump na Casa Branca.
O titular do Pentágono também disse que o governo americano “trabalhará para acelerar a entrega de armamentos à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos a fim de melhorar a sua habilidade de autodefesa”. “Acreditamos que, por enquanto, isso será suficiente, mas não quer dizer que não possa haver desdobramentos adicionais se necessário”, acrescentou.
O anúncio ocorre após o ataque de 14 de setembro à infraestrutura de petróleo saudita, que cortou pela metade a produção do país. Os rebeldes houthis do Iêmen assumiram a responsabilidade, mas os EUA e a Arábia Saudita suspeitam que o Irã esteja por trás do ataque. O Irã, que apoia os houthis, negou qualquer envolvimento no caso. (Da DW)