O ex-secretário especial de Cultura Roberto Alvim afirmou em mensagem que desconfia que uma “ação satânica” tenha sido responsável pela sua demissão.
Alvim foi demitido na última sexta-feira (17), após uma onda de repúdio por causa de um discurso no qual ele fez uso de trechos plagiados de uma fala do antigo ministro nazista Joseph Goebbels (1897-1945). Hoje, a atriz Regina Duarte aceitou o convite para assumir o comando da Secretaria Especial da Cultura.
Em mensagem distribuída para uma lista de contatos no Whatsapp neste domingo, Alvim assumiu responsabilidade pelo discurso, que foi gravado e distribuído por sua pasta na semana passada. Ele afastou uma teoria conspiratória que vem sendo propagada por militantes de extrema-direita de que ele teria sido vítima de uma “sabotagem” de assessores “esquerdistas”. A mensagem de Alvim foi compartilhada pelo cineasta Josias Teófilo.
“Eu, Roberto Alvim, afirmo a quem interessar possa: eu escrevi o texto do meu discurso no vídeo, a partir de várias fontes e ideias, que me chegaram de muitos lugares. meus assessores (…) não tem NADA a ver com a escritura”, escreveu o ex-secretário.