As eleições municipais na capital amapaense, que deveriam ter sido realizadas mês passado, foram adiadas em razão de apagões de energia elétrica que atingiram a cidade. Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.
Neste domingo será a votação em primeiro turno. O segundo turno, se houver, será no dia 20. Os cuidados sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus serão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houve eleição este ano. O uso de máscara é obrigatório em todas as sessões eleitorais. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.
A pesquisa Ibope divulgada pela Rede Amazônica na quinta-feira (03) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura de Macapá. Josiel (DEM), 28%; Dr. Furlan (Cidadania), 14%; patrícia Ferraz (Podemos), 13%; Capi (PSB), 13%; Cirilo Fernandes (PRTB), 10%; Graracy (PSL), 9%; Paulo Lemos (Psol), 7%; Professor Marcos (PT), 3%; Haroldo Iram (PTC), 2% e Gianfranco (PSTU), 2%.