A ocupação de leitos de UTIs continua muito alta, mas a taxa de transmissão está caindo
A taxa de transmissão do vírus do novo coronavírus caiu nesta segunda-feira (21) de 0,98 para 0,87, segundo informou à noite da Secretaria da Saúde. Apesar dessa queda, o que representa que a infecção das pessoas está diminuindo, as medidas restritivas não serão retiradas no Carnaval.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse para a mídia que ainda é muito cedo para isso. Ele também afirmou que haverá uma fiscalização mais intensa neste período para reduzir as aglomerações. As festas estão proibidas.
O cuidado é necessário já que a ocupação dos leitos de UTIs destinados para as pessoas com Covid-19 ainda é muito alto. Na rede pública de saúde a ocupação é de 90%, com nove pacientes ainda aguardando atendimento na assistência de urgência. Na rede privada de saúde, a ocupação no final desta tarde era de 75%.
O boletim epidemiológico indica que houve 18 óbitos associadas à doença entre os dias 30 de janeiro e esta segunda-feira. Duas dessas vítimas tinham menos de 50 anos. Até agora 11.361 pessoas perderam a vida para a Covid-19. Foram registrados neste último boletim 4.469 novos casos, totalizando desde março de 2020, 675.864 casos.
Hoje, o secretário Adjunto de Assistência em Saúde foi trocado. Foi exonerado Fernando Erick Damasceno e nomeado Pedro Costa, que é médico dermatologista. Damasceno estava no cargo desde outubro do ano passado e sua saída não foi explicada.

