Manifestação será realizada na próxima quarta-feira na frente do Congresso Nacional
O “Ato Pela Terra” deve reunir centenas de pessoas na próxima quarta-feira (09) à tarde na Esplanada dos Ministérios em frente ao Congresso Nacional. As entidades querem pressionar as autoridades contra a aprovação de um pacote de projetos de leis responsáveis por impactar direta e irreversivelmente a Amazônia, os direitos humanos, o clima e a segurança pública.
O ato já tem participação confirmada de vários artistas, como Caetano Veloso, Maria Gadú, Seu Jorge, Nando Reis, Bela Gil, Christiane Torloni, Letícia Sabatella, Bruno Gagliasso, Lázaro Ramos e Natiruts. Movimentos e organizações da sociedade civil, entre elas o Instituto Alana, também se juntarão à mobilização e assinam a carta de convocatória para o Ato.
O Instituto Alana, em parceria com o grupo Famílias pelo Clima, participa do evento com a campanha global “Livre para Brincar lá Fora“, que procura conscientizar sobre os impactos negativos da poluição do ar, que afeta especialmente a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
No mundo, hoje, 93% das crianças respiram ar com níveis de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, o que faz da poluição do ar a segunda maior ameaça à saúde pública após o Covid-19. Também segundo a OMS, a poluição mata meio milhão de crianças de até 5 anos no mundo.
Caetano Veloso afirmou que “o governo brasileiro pretende aprovar esse ano, antes das eleições, um verdadeiro pacote de destruição de nosso país que vai impactar todo o planeta terra. 2022 não pode ficar marcado como o ano em que destruímos nossas florestas e rios e abandonamos nossos irmãos e irmãs indígenas. Nós precisamos mais do que nunca ir às ruas e frear esse absurdo”.