No almoço desta quarta-feira com a base partidária, o governador deverá discutir o assunto abertamente
Por Misto Brasília – DF
Nesta quarta-feira (13), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reúne os líderes dos partidos da sua base num grande almoço. A novidade é a conversa em torno do candidato ou candidata à vice nas eleições de outubro.
Há dois candidatos para o cargo, o vice-governador Paco Britto (Avante), e a deputada federal Celina Leão (PP). Hoje (12) à tarde. a parlamentar disse que ela for escolhida, vai aceitar o convite. “Vou, sim”. Presidente regional do PP, Celina vem costurando esse apoio há alguns meses.
Há um terceiro nome que começou a ser apontado nos últimos dias, a do empresário Paulo Octávio, atualmente pré-candidato ao Senado Federal. Ele seria um fiel da balança na composição do centro e da direita em torno de Ibaneis Rocha, mas também do ex-governador José Roberto Arruda (PL). Ele tem um salvo conduto para concorrer nas eleições de outubro concedido pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.
No próximo dia 03 de agosto, a decisão poderá ser analisada pelo plenário do STJ. Pela análise de muitos juristas, Arruda poderá obter a decisão definitiva beneficiado pela nova lei da improbidade administrativa. A solução jurídica daria um novo rearranjo político no âmbito do Distrito Federal.. Partidos que hoje apoiam Ibaneis, poderiam migrar para Arruda, como o próprio PSD e, também, no PP.
Nesta terça-feira, o deputado distrital Jorge Viana (agora no PSD) comentou que a grande maioria dos partidos políticos vão aguardar a decisão final do STJ. “Podem até fazer as suas convenções, mas vão aguardar até o último momento o registro na justiça federal”. As convenções devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.
Pelo calendário eleitoral, as legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo Tribular Superior Eleitoral até 12 de setembro.