Anunciada quarta cura de paciente com HIV

Mãos HIV Misto Brasília
O combate ao HIV é uma prática necessária na rede pública/Arquivo/Blog da Saúde
Compartilhe:

O homem está sendo chamado de “paciente da Cidade da Esperança”, em homenagem ao hospital da Califórnia

Médicos dos Estados Unidos divulgaram nesta quarta-feira (27) o quarto caso no mundo de um paciente considerado curado do HIV. Assim como nos três casos anteriores, o homem, hoje com 66 anos e que na época tinha 63, recebeu um transplante de medula óssea durante um tratamento para leucemia.

A revelação foi feita na Conferência Internacional de Aids, realizada em Montreal, no Canadá. Trata-se do paciente mais velho e o portador de HIV há mais tempo a ser curado.

HostMídia

Para o transplante, os médicos buscaram um doador que, além de compatível, fosse naturalmente resistente ao vírus causador da aids. O método já havia funcionado pela primeira vez com Timothy Ray Brown, em 2007, conhecido como “o paciente de Berlim”. O homem está sendo chamado de “paciente da Cidade da Esperança”, em homenagem ao hospital onde foi tratado, em Duarte, na Califórnia – ele não quer ser identificado.

“Quando fui diagnosticado com HIV, em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que não tivesse mais HIV”, afirmou o paciente em comunicado.

Antes do transplante, ele fez terapia antirretroviral (ART) para controlar sua condição por mais de 30 anos. Após o transplante, ocorrido há três anos e meio, o paciente parou de tomar ART em março de 2021. Agora, ele está em remissão do HIV e da leucemia há mais de 17 meses.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas