Situação financeira da Americanas vai impactar na bolsa

Americanas lojas Samambaia Sul DF Misto Brasília
Loja da Americanas na cidade de Samambaia Sul no DF/Divulgação
Compartilhe:

Empresa de varejo teria um rombo de R$ 20 bilhões. Bancos declararam risco de investimento

Por Misto Brasília

No início da noite desta quarta-feira (11), a Americanas, empresa varejista brasileira, surpreendeu o mercado financeiro com a notícia de inconsistências contábeis na casa dos R$ 20 bilhões, em ordens anteriores, incluindo o ano de 2022. A declaração vai impactar negativamente hoje nas negociações das ações na Bolsa de Valores.

Com a informação, o CEO Sérgio Rial, que estava no cargo há duas semanas, pediu desligamento do posto, anunciado em comunicado da varejista. O conselho administrativo da Americanas elegeu João Guerra, head de RH, como CEO interino.



Após a notícia, diversos bancos e analistas colocaram a recomendação de papéis da empresa em revisão e destacaram risco de investimento. Para a XP, que antes tinha recomendação neutra nas ações AMER3, o comunicado adiciona várias incertezas em relação a investir nos papéis da empresa, e também trouxe pouca visibilidade sobre o que de fato aconteceu.

XP, Itaú BBA, Morgan Stanley e Bradesco BBI estiveram entre as casas que colocaram a recomendação para os ativos “em revisão”, alegando falta de visibilidade após um rombo contábil sem precedentes.



Analistas esperam que o impacto das inconsistências sejam detalhados para revisarem suas estimativas para a companhia que, a princípio, não são nada positivas. Rial, ex-CEO da Americanas, fala nesta manhã ao mercado sobre o tema, conferência essa cercada de expectativas por maiores esclarecimentos.

Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt, analistas que assinam o relatório, avaliam que o anúncio pode implicar em três efeitos negativos: 01 – maior alavancagem, dado que o endividamento da Americanas pode aumentar dependendo dos ajustes em seu balanço patrimonial; 02) maior custo de dívida, por conta da maior percepção de risco de crédito e liquidez; e 03) deterioração do capital de giro, dado que a companhia poderá ter problemas em manter os dias de pagamento a fornecedores, por conta de seu ciclo de caixa pior, informou o Infomoney.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas