Acordos bilaterais por meio do Mercosul é prioridade, diz Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin vice-presidente eleito Misto Brasília
Vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin/Arquivo
Compartilhe:

O vice-presidente disse que o Brasil tem uma tarefa urgentíssima que é recuperarmos mercados na América Latina

Por Misto Brasília – DF

A ampliação de acordos comerciais bilaterais com nações latinoamericanas e por meio do Mercosul é prioridade do governo brasileiro para alavancar o comércio exterior e recuperar a indústria do país.

A delcaração é do vice-presidente, Geraldo Alckmin, durante o 42º Encontro Nacional de Comércio Exterior, no Rio de Janeiro.

Alckmin falou no encerramento do primeiro dia do fórum, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), que termina hoje (06).

“Temos uma tarefa urgentíssima que é recuperarmos mercados na América Latina“, declarou.

Observou que o comércio intrarregional é uma característica do mundo globalizado e o Mercosul pode ajudar a diversificar a exportação brasileira, hoje muito concentrada em poucos produtos.

“Enquanto no Canadá, Estados Unidos e México 50% do comércio ocorrem intraregionalmente, na União Europeia, 60%, e entre os países das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), 70%, na América Latina, em que há mais vendas de produtos brasileiros com valor agregado, esse percentual é de apenas 26%”.

“É fundamental conquistarmos mais mercados. O Mercosul tem três acordos comerciais: com Israel, Egito e Palestina. Quando não fazemos acordos não ficamos parados, vamos para trás, porque seu concorrente faz acordos e passa à frente”

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas