São as projeções do canal público NHK, marcando um duro revés para o novo primeiro-ministro
Por Misto Brasil – DF
A legenda que governa o Japão, o conservador Partido Liberal Democrático (PLD), perdeu neste domingo (27) a sua maioria nas eleições legislativas pela primeira vez desde 2009.
São as projeções do canal público NHK, marcando um duro revés para o novo primeiro-ministro do Japão Shigeru Ishiba.
As projeções não esclarecem, nesta fase, se o PLD conseguirá somar, juntamente com o seu atual parceiro governamental, o partido budista Komeito, votos suficientes para atingir os 233 assentos que lhe permitiriam continuar no poder.
Se confirmado, o resultado seria praticamente inédito na história do PLD, que conseguiu permanecer no poder durante quase todos os seus 69 anos de existência.
Segundo estimativas da NHK, o PLD obteria entre 153 e 219 assentos, o que significaria não alcançar sozinho a maioria simples.
Por sua parte, seu parceiro de coligação até agora, Komeito, conseguiria obter entre 21 e 35 assentos, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional (PDC), de Yoshihiko Noda – o último mandatário de um partido que não o PLD –, alcançaria entre 128 e 191 assentos parlamentares.
O PLD e Komeito precisariam somar ao menos 233 assentos dos 465 que compõem a Câmara Baixa do Parlamento japonês para permanecerem à frente do governo. Antes destas eleições, tinham respectivamente 256 e 32 assentos, o que lhes dava uma maioria confortável de 288 assentos.