Na sexta-feira foi realizado em Brasília um aulão para tirar as últimas dúvidas. Confira os locais de provas
Por Daniela Almeida – DF
A dois dias da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, candidatos e professores de várias partes do país participam de aulões coletivos de revisão do conteúdo nesta sexta-feira (1º).
Mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) neste domingo (03).
E outras 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.
Em Brasília, o Colégio Sigma reuniu, nesta tarde, mais de 400 estudantes e professores na quadra esportiva da instituição.
Confira o local da sua prova neste link
Leia – transporte coletivo será reforçado
O professor de geografia Flávio Bueno, que subiu no palco montado para o aulão, destacou que a preparação do último dia de estudo é direcionada às questões com mais chances de cair no Enem.
Na reta final, a aula coletiva de quatro horas serviu para esclarecer dúvidas, dar dicas de estudo, resolver questões de provas de edições anteriores do Enem, em um simulado ao vivo.
E ainda, repassar instruções sobre o exame, como horário de fechamento dos portões nos cerca de 10 mil locais de provas, e duração das provas, que no primeiro dia terá 5 horas e 30 minutos.
As mulheres são maioria entre os inscritos – equivalem a 60,59%, enquanto os homens representam 39,41%.
Com relação à declaração de raça e/ou cor dos candidatos, a maioria se reconhece na cor parda (1.860.766), seguida da branca (1.788.622) e preta (533.861). Outros 62.288 se consideram da cor amarela e 29.891 se declararam indígenas.
O Distrito Federal recebeu 74.366 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Quase a metade (49,2%) já terminou o ensino médio.
Outras 11.799 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 554, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).