A inadimplência, que mede o percentual de pessoas com contas em atraso, apresentou leve alta de 0,3 pontos percentuais, subindo de 39,5% em outubro para 39,8%
Por Misto Brasil – DF
Em novembro de 2024, o índice de endividamento das famílias no Distrito Federal registrou uma redução de 2,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Passou de 71% em outubro para 68,9%.
Em números absolutos, o total de famílias endividadas caiu de 752,5 mil para 731 mil no período. Em comparação a novembro de 2023, o endividamento apresentou uma redução de 11%.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic-DF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
A inadimplência, que mede o percentual de pessoas com contas em atraso, apresentou leve alta de 0,3 pontos percentuais, subindo de 39,5% em outubro para 39,8% em novembro.
Em termos absolutos, 3,4 mil famílias passaram a integrar o grupo de inadimplentes, totalizando 422 mil em novembro. Esse número é 111% maior que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando havia 197,1 mil famílias inadimplentes.
O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, destacou que a redução expressiva no nível de endividamento, combinada com a estabilização da inadimplência em novembro, reflete a cautela dos consumidores em relação às suas finanças.
“Esse movimento demonstra uma gestão mais eficiente por parte das famílias, com tentativas de controle para evitar novos endividamentos”, avaliou.