Esta é a primeira lua cheia depois do início do outono e do equinócio de primavera no Hemisfério Norte
Por Misto Brasil – DF
A Lua Rosa, fenômeno que acontece neste domingo (13), poderá ser visto do Brasil. O seu ápice será às 19h48 no horário de Brasília, segundo o guia de observação astronômica In The Sky.
Você pode assistir à transmissão ao vivo da microlua “rosa” no site do Projeto Telescópio Virtual, ou diretamente no canal do YouTube.
Será possível acompanhar imagens em tempo real tiradas com telescópios robóticos instalados em Manciano, Itália, na deslumbrante paisagem da Maremma
A Páscoa acontece um domingo depois que da primeira lua cheia depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte.
E ocorre entre os dias 20 e 21 de março. Esta data coincide com o início desta estação, o que faz a Lua Rosa estar diretamente ligada ao evento cristão.
A Lua Rosa é a primeira lua cheia que acontece após o início do outono no Hemisfério Sul, ou da primavera no Hemisfério Norte. Neste momento, a Lua está no seu ponto mais distante da Terra, e fica um pouco menor no céu. O fenômeno também é chamado de microlua.
Apesar do nome sugestivo, a Lua Rosa não tem esta cor. Ela foi batizada assim em homenagem a uma flor típica dos Estados Unidos, a Phlox Subulata, que floresce nesta mesma época do ano, e tem a cor rosa, conta o jornalista Danilo Perelló, do Extra.