Motta pediu que STF respeite decisão da Câmara

Deputado Hugo Motta Câmara entrevista Misto Brasil
Hugo Motta durante entrevista após reunião com os líderes partidários/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

O presidente da Câmara se manifestou contra a decisão da Primeira Turma de invalidar o pleito dos deputados

Por Misto Brasil – DF

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), entrou nesta terça-feira (13) com uma ação no STF em que solicita à Corte que respeite a decisão parlamentar que suspende o processo contra Ramagem.

Na quarta-feira (07), a Câmara dos Deputados votou por paralisar o processo penal que corre no Supremo Tribunal Federal contra o parlamentar, argumentando ser seu direito pelo artigo 53 Constituição Federal. Segundo o texto, o Legislativo tem o poder de suspender o andamento de uma ação contra um de seus membros.

Leia: Motta fala em “compensação justa”

Nas redes sociais, Motta se manifestou contra a decisão da Primeira Turma de invalidar o pleito dos deputados. O líder da Câmara agora leva o embate ao plenário do STF.

“Por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a ser julgada pelo plenário do STF, esperamos que os votos dos 315 deputados sejam respeitados“, declarou.

“A harmonia entre Poderes só ocorre quando todos usam o mesmo diapasão e estão na mesma sintonia.”

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF votou para barrar a proposta da Câmara. Participam do órgão os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Carmen Lúcia. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (13).

Na sexta-feira (09), no entanto, uma maioria já havia sido formada com os votos do relator, Alexandre de Moraes, Dino e Zanin. É de entendimento do STF que Ramagem só pode ser protegido de crimes praticados após e durante sua diplomação.

Além disso, segundo os deputados federais, a suspensão do processo contra Ramagem também beneficiaria Jair Bolsonaro e os demais investigados uma vez que foram protocoladas juntas pelo Ministério Público. A interpretação é negada pelos ministros do Supremo.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas