Após longas negociações, a montadora alemã chegou a um acordo com sindicalistas para melhorar o caixa
Por misto Brasil – DF
A diretoria da Volkswagen na Alemanha anunciou nesta quarta-feira (03) a adesão de cerca de 20 mil funcionários a um programa de demissão voluntária até 2030.
A maior automobilística da Europa está mais próxima de cumprir a meta de eliminar 35 mil postos de trabalho no país – hoje, a matriz alemã emprega 130 mil.
Após longas negociações, a VW chegou a um acordo com sindicalistas para melhorar o caixa. Os cortes serão viabilizados principalmente mediante acordos de aposentadoria precoce e programas de demissão voluntária, inclusive para funcionários jovens.
A empresa também está oferecendo a redução da jornada semanal a funcionários próximos da aposentadoria.
“As primeiras medidas do acordo ‘Futuro Volkswagen’ estão em vigor, e nós estamos no rumo certo”, disse Gunnar Kilian, chefe do departamento de pessoal.
“Com avanços mensuráveis nos custos de fábrica em Wolfsburg e com a redução de pessoal de forma socialmente responsável apenas nas seis unidades da Volkswagen na Alemanha, estamos acelerando nossa transformação.”
A Volkswagen, que também é dona das marcas Audi, Skoda e Porsche, provocou uma comoção na Alemanha quando anunciou, no passado, que estava cogitando fechar fábricas no país – algo inédito na história da gigante automobilística.
A medida foi descartada após meses de difíceis negociações com sindicalistas, culminando nos acordos de demissão voluntária.