Os bancos já começaram a oferecer o serviço. O Banco do Brasil foi o primeiro a concluir 100% dos testes com o BC
Por Misto Brasil – DF
O Banco Central realiza nesta quarta-feira (04), em São Paulo, a apresentação do oficial do Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos e transferências instantâneos.
Os bancos já começaram a oferecer o serviço. O Banco do Brasil foi o primeiro a concluir 100% dos testes com o BC e, desde o dia 29 de maio, liberou o Pix Automático para todos os clientes pessoa física que quiserem pagar por esse sistema. Empresas recebedoras também já podem aderir.
Leia: conheça as novas regras de segurança do Pix
O presidente da instituição, Gabriel Galípolo, diretores e representantes de empresas parceiras vão estar no evento, em que serão apresentados painéis temáticos sobre as mudanças na experiência de cobrança no Brasil. A operação da funcionalidade começa no dia 16 de junho.
O Pix Automático permitirá que consumidores autorizem o pagamento recorrente de serviços como academias, escolas, condomínio e assinaturas, com débito direto na conta na data combinada.
É uma versão moderna do débito automático tradicional, mas com a agilidade do Pix. A autorização é dada uma única vez e os pagamentos são processados automaticamente, com frequência semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme acordado.
A novidade deve reduzir o risco de esquecer os pagamentos de contas.No
O valor das cobranças pode ser fixo ou variar de mês para mês, e o cliente pode definir um limite máximo para os débitos automáticos. Já a empresa recebedora também pode estabelecer valores mínimos para as cobranças.
No dia do vencimento, o sistema faz até duas tentativas de cobrança. Se não houver saldo suficiente na conta, outras três tentativas são realizadas nos dias seguintes, seguindo as regras do Banco Central. Caso o pagamento seja feito com atraso, juros e a multa são incluídos na cobrança seguinte.