A programação termina neste domingo (08), quando haverá uma missa na Igreja Matriz de São Sebastião, às 10 horas
Por Fernando Jordão – DF
Movidas pela fé, milhares de pessoas acompanharam a programação deste sábado (07) da 143ª edição da Festa em Honra e Louvor ao Divino Espírito Santo, em Planaltina.
Logo cedo, os fiéis puderam participar dos cafés dos apóstolos e dos foliões de rua. Depois, foi a vez do cortejo e do tradicional encontro das bandeiras, na praça Padre Antônio Marcigáglia, bem como dos almoços das folias. ã noite aconteceu Igreja Matriz de São Sebastião.
Leia: Festa do Divino e Pentecostes com reforço de linhas de ônibus
A Festa do Divino Espírito Santo começou no último dia 30. De lá até este sábado, foram feitas missas noturnas diárias e uma novena na casa de noveneiros.
A programação termina neste domingo (08), quando haverá uma missa na Igreja Matriz de São Sebastião, às 10 horas.
A recepção na residência dos imperadores, às 16 horas e o cortejo imperial, às 18 horas. Missa na Igreja Matriz, às 19 horas.
O governador Ibaneis Rocha participou dos almoços e destacou a importância da celebração. “Nós temos que manter essa tradição, que é tão importante. Essa festa consegue unir a todos e eu fico feliz quando vejo essa união”.
A festa em Planaltina relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa.
A celebração é a segunda maior da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, e foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do Decreto nº 34.370/2013.
O evento contou com cerca de R$ 1 milhão em aporte do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Turismo.
Os fiéis, mais uma vez, emocionaram-se com a celebração.
“A gente está envolvido todos os anos aqui, já é uma tradição da cidade. É gratificante para a gente, que faz parte da Igreja Católica, que está imbuído nessa tradição”, comentou o vigilante André Luiz Gomes.