Decisão de Zanin sobre desoneração é criticada por entidade

Feninfra Vivien Suruagy presidente Misto Brasília
Vivien Suruagy é a presidente da Feninfra que congrega vários negócios/Arquivo/Reprodução vídeo
Compartilhe:

A liminar proferida pelo ministro deverá ser referendada pelo plenário virtual da Corte até o dia 6 de maio

Por Misto Brasil – DF

A presidente da  Federação Nacional de Call Center (Feninfra), Vivien Melo Suruagy, criticou que a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele suspendeu a desoneração da folha de pagamento dos salários de 17 setores da economia, mostra falta de sensibilidade com as empresas e, principalmente, com os trabalhadores.

A liminar proferida pelo ministro deverá ser referendada pelo plenário virtual da Corte. A sessão terá início à meia-noite e vai até o dia 6 de maio.

“Estamos em choque com essa decisão, que vai estimular a quebra de empresas e causar demissões. Haverá paralisação de investimentos essenciais e uma perda de credibilidade do País, por causa da insegurança jurídica”, afirmou a presidente da entidade.

Vivien Suruagy lembra, ainda, que a decisão liminar contraria a vontade de grande parte do Congresso. “Onde está o respeito à maioria dos parlamentares, que aprovaram no ano passado a continuidade da desoneração até 2027 e, posteriormente, derrubaram o veto presencial que restringia seus efeitos?”, questionou.

A decisão do ministro foi motivada por uma ação protocolada nessa quarta-feira (24) pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Na decisão, o ministro entendeu que a aprovação de desoneração pelo Congresso não indicou o impacto financeiro nas contas públicas.

“O quadro fático apresentado, inclusive com a edição de subsequentes medidas provisórias com o objetivo de reduzir o desequilíbrio das contas públicas indicam, neste juízo preliminar, que há urgência em se evitar verdadeiro desajuste fiscal de proporções bilionárias e de difícil saneamento caso o controle venha a ser feito apenas ao final do julgamento de mérito”, justificou Zanin.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas