Por Misto Brasil – DF
O resultado foi conhecido nesta semana e levou em consideração especialmente a “melhor técnica” definida pela comissão de licitação
Quatro agências de publicidade venceram a licitação da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. O resultado foi conhecido na quarta-feira (24) e levou em consideração o quesito de “melhor técnica”.
O valor é de R$ 197,7 milhões para “atender ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal”.
A Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital foram as empresas que foram classificadas nessa mega concorrência que teve a participação de 20 agências, tem a finalidade de combater as fake news.
Em nota, a Secom divulgou que trata-se do primeiro processo de licitação de comunicação no modo de disputa da melhor técnica na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a Lei nº 14.133. É a primeira vez que a Secom promove uma concorrência desse tipo voltada à Comunicação Digital.
O governo federal anunciou que os contratos terão duração de um ano e podem ser prorrogados. O valor da licitação é global para as quatro empresas e será distribuído sob demanda, sendo realizada uma seleção interna para prestação dos serviços. A metodologia utilizada será disposta por meio do Manual de Procedimentos de Comunicação Digital.
As empresas selecionadas vão planejar, desenvolver e implementar soluções de comunicação digital, bem como realizar moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos e a implementação de formas inovadoras de comunicação.
De acordo com o O Antagonista, Área Comunicação (AD) é conhecida por sua associação com Otávio Antunes, marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A Usina Digital (US) é vinculada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha, que se uniu ao governo recentemente para tratar da popularidade do petista.
A Br+ (BRplus), que compõe o consórcio vencedor BR e Tal com a Digi&Tal, tem conexões com os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), que também é presidente nacional do PT.
A agência Moringa L2W3 (M) teria a preferência de Paulo Pimenta (o PP na postagem cifrada), ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.