As compras serão feitas junto a 634 agricultores familiares que participal do Programa Nacional de Alimentação Escolar
Por Misto Brasil – DF
As compras 32 variedades de frutas e hortaliças para a merenda escolar devem crescer 20% neste ano em relação a 2023 no Distrito Federal. A lista de compras inclui abacate, limão, morango, repolho, beterraba, cenoura e tomate.
As compras serão feitas junto a 634 agricultores familiares do Distrito Federal e Entorno que participal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A chamada pública para seleção dos fornecedores foi lançada em 9 de agosto e representa em valores R$ 32.662.254, segundo informou o governo distrital através da Agência Brasília.
Os alimentos serão encaminhados regularmente para as 14 regionais de ensino com o objetivo de abastecer as cozinhas de 674 escolas que alimenta 400.370 estudantes.
Há ainda um contrato específico para a compra de orgânicos que são destinados às regionais do Guará, São Sebastião e Núcleo Bandeirante.
“Até hoje, está sendo o melhor programa para nós, porque a gente planta e já tem a demanda daquela venda que vai para as escolas”, comentou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Alexandre Gusmão (Aspag), em Brazlândia, Cliomarco Fernandes.
“Os alunos gostam demais. Na hora que a gente chega em uma escola, eles já vão pedindo morango, [mexerica] ponkan… Qualquer fruta eles estão atrás”.
Os contratos são acompanhados por um grupo que inclui a Secretaria de Educação, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).