O senador Antonio Reguffe (Podemos-DF) conversou longamente nesta semana com o filho do ex-presidente João Goulart. João Vicente Goulart foi candidato à Presidência da República no ano passado pelo Partido Pátria Livre (PPL), posteriormente incorporado pelo PCdoB.
João Goulart Filho obteve 30.176 votos totalizados (0,03% dos votos válidos). No DF, ele obteve apenas 700 votos, 0,04% do total para a Presidência da República.
Na conversa não foi discutido projetos para as eleições de 2022 (Distrito Federal não tem eleições no próximo ano), mas provocou um frisson nas esquerdas do Distrito Federal. Hoje, o PCdoB é um aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB), que agasalhou na estrutura do governo esses afiliados, como o secretário do Trabalho, João Pedro Ferraz, que foi candidato ao Senado Federal pelo PPL.
Para o filho de Jango, segundo o jornalista e blogueiro Chico Sant´Ana (concorreu ao Senado pelo PSol), o exemplo de seu pai, Lacerda e Juscelino Kubitschek vale também para Brasília. E isso cai como uma luva nos sonhos de Reguffe, que almeja liderar uma frente democrática com forças de direita e de esquerda no DF para chegar ao comando do Buriti.
De acordo com a mesma fonte, Reguffe minimizou a reunião. Disse ter sido apenas o encontro de dois amigos para um café e troca de ideias sobre a conjuntura política local e nacional.