Vice-presidente de Sassoli, Malta Roberta Metsola, é considerada a favorita na eleição de hoje
O Parlamento Europeu vai se reunir em Estrasburgo, na França, para eleger um novo presidente após a morte de David Sassoli na semana passada. O candidato precisa obter a maioria absoluta dos 705 assentos para ser eleito.
A vice-presidente de Sassoli, a legisladora conservadora de Malta Roberta Metsola, é considerada a favorita na corrida. Ela é desafiada pela sueca Alice Bah Kuhnke, da Aliança Livre Europeia-Verdes, pelo polonês Kosma Zlotowski dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) e pela espanhola Sira Rego.
A candidata do Grupo do Partido Popular Europeu (PPE) – o maior do hemiciclo – enfrenta três outros adversários, mas conta com o apoio do Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), apesar da falta de consenso devido à sua posição antiaborto, e do Renew Europe.
Caso Roberta Metsola seja eleita (a probabilidade é muito alta), será a primeira presidente mulher do Parlamento Europeu em 20 anos. A entidade, que adota e emenda os projetos de lei e decide o orçamento da UE, teve apenas duas presidentes, Simone Veil e Nicole Fontaine, ambas da França.