O número de vítimas deve aumentar, uma vez que os tremores atingiram diversos vilarejos remotos
Centenas de pessoas morreram após um terremoto de magnitude 6,1 atingir o leste do Afeganistão nesta quarta-feira (22/06). O número de vítimas contabilizadas chegou a ao menos 920, e o de feridos, a mais de 600, segundo o governo.
“Um grave sismo abalou quatro distritos da província de Paktika, matando e ferindo centenas dos nossos compatriotas e destruindo dezenas de casas”, escreveu o porta-voz adjunto do governo talibã Bilal Karimi no Twitter. “Instamos todas as agências de ajuda humanitária a enviar equipes para a área imediatamente para evitar uma catástrofe”, acrescentou.
O número de vítimas deve aumentar, uma vez que os tremores atingiram diversos vilarejos em regiões remotas de montanha.
O terremoto ocorre após a comunidade internacional ter em grande parte deixado o país, depois de o Talibã tomar o poder no ano passado em meio à retirada caótica das Forças Amadas americanas. Tal cenário deve dificultar a ajuda internacional após o sismo. Um porta-voz da ONU afirmou, no entanto, que a agência responderá ao desastre.
Segundo a agência de notícias estatal Bakhtar, equipes de socorro se deslocaram de helicóptero para a região atingida. O diretor da Bakhtar, Abdul Wahid Rayan, escreveu no Twitter que 90 casas ficaram destruídas em Paktika, que faz fronteira com o Paquistão, e que dezenas de pessoas podem estar presas sob escombros.