Aqui no Brasil, o principal dado sai na sexta-feira (09) com o IPCA, referente ao último mês de agosto
Com as bolsas norte-americanas fechadas por conta do feriado do Dia do Trabalho, os mercados asiáticos fecharam mistos, enquanto as bolsas da Europa operam em baixa nesta segunda-feira (05).
Isso acontece após a gigante estatal de energia da Rússia, Gazprom, anunciar que os fluxos de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1 seriam interrompidos indefinidamente, citando requisitos adicionais de reparo.
Os índices futuros dos EUA sobem nesta segunda-feira após os mercados americanos completarem seu terceiro declínio semanal consecutivo, depois que um sólido relatório de empregos (payroll) de agosto não conseguiu aliviar os temores de que o Banco Central americanos continuaria subindo agressivamente as taxas de juros para conter a inflação.
As ações foram pressionadas ao longo da semana passada por comentários agressivos de funcionários do Federal Reserve, sinalizando que os aumentos das taxas de juros não vão desaparecer tão cedo.
Aqui no Brasil, o principal dado sai na sexta-feira (09) com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao último mês de agosto. A média da projeção dos economistas consultados pela Refinitiv aponta para mais uma deflação, a segunda consecutiva, desta vez de -0,39%. Assim sendo, na comparação anual, o IPCA desaceleraria de 10,1% (de julho) para 8,71%.