O presidente e líder da esquerda brasileira, desembarcou na noite de domingo na capital argentina
Por Misto Brasília – DF
O Brasil e Argentina buscam criar uma moeda sul-americana comum. É o objetivo mais ambicioso da aliança estratégica que os presidentes dos dois países vão relançar durante a visita de Lula da Silva a Buenos Aires esta semana, a primeira ao exterior desde que assumiu o poder, há três semanas.
O presidente e líder da esquerda brasileira, que desembarcou na noite de domingo na capital argentina, se reunirá nesta segunda-feira com Alberto Fernández. Veja logo abaixo o vídeo da visita oficial.
Amanhã ambos participarão da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Com a troca de governo, o Brasil está voltando a integrar o grupo, após três anos de afastamento do mecanismo. A presença de Maduro também é esperada na cúpula regional, confirmou a Agência Brasil.
A reunião entre o presidente Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que marcada para hoje (23), em Buenos Aires, foi cancelada. O encontro, que estava previsto na agenda de Lula no início da manhã, já não consta mais entre os compromissos desta segunda-feira.
Fernández e Lula anunciaram, em texto conjunto no site da Presidência argentina, que decidiram “avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, registrou o jornal El Pais.
No documento, exortam a “simplificar e modernizar as regras e incentivar a utilização das moedas locais” como forma de ultrapassar barreiras nas trocas comerciais.