Sobre à divisão de tarefas e às responsabilidades, 56,7% disseram assumir a maioria, 24,9% compartilham igualmente
Por Misto Brasília – DF
A pesquisa realizada pelo Club MAM sobre a saúde mental materna no pós-parto, revelou que a maioria (96,9%) já se sentiram emocionalmente sobrecarregadas desde o nascimento do filho.
A razão são as demandas da maternidade e 60,7% alegaram que sempre ou frequentemente se sentem exaustas. A a pesquisa foi realizada com 800 mães de bebês com até dois anos.
Ao serem questionadas se se sentem apoiadas emocionalmente por seus familiares no puerpério, 46,6% sentem um apoio significativo, 34,3% sentem algum apoio e 16% não sentem nenhum apoio.
Sobre à divisão de tarefas e às responsabilidades, 56,7% disseram assumir a maioria, 24,9% compartilham igualmente, enquanto 14,6% estabelecem uma divisão clara de tarefas.
Para a consultora, Bruna Medeia ter uma rede de apoio neste primeiro momento é importante, para que as mães possam dar mais atenção aos cuidados com o bebê e a si própria, sem ficar preocupadas ou culpadas com as demais tarefas da rotina.
“E essa rede de apoio pode vir de várias formas, desde parentes e amigos que estejam no dia a dia do período de puerpério ou até uma ajuda financeira para os custos de contratação de uma babá ou diarista.”
A profissional dá dicas para as mulheres passarem por essa fase. Aproveitar o sono do bebê para descansar, tirar um tempo para si mesma, praticar exercícios físicos regulamente, manter uma boa alimentação, e buscar apoio terapêutico.