A embarcação faz parte de quatro navios que estão sendo construídos no Estaleiro Brasil Sul, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina
Por Misto Brasil – DF
Começou a construção da terceira de quatro fragatas contratadas pela Marinha do Brasil ao Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí, Santa Catarina.
Na quarta-feira (13) foi realizado o corte da primeira chapa de aço da fragata “Cunha Moreira”. De acordo com a Marinha, com o corte chapa de aço, a Força inicia uma nova era de modernização da frota naval.
É a primeira vez que três fragatas são construídas, ao mesmo tempo. A “Tamandaré” já passou pela cerimônia de lançamento, em agosto deste ano, e está na fase
de testes de cais.
O batimento de quilha da fragata “Jerônimo de Albuquerque” foi realizado em junho de 2024 e a previsão é de que ela seja lançada ao mar em agosto de 2025.
A expectativa é de que sejam gerados cerca de 23 mil empregos (2 mil diretos, 6 mil indiretos e 15 mil induzidos) durante a construção das fragatas Classe “Tamandaré”.
No mesmo dia foram inaugurados os Escritórios do Grupo de Recebimento das Fragatas Classe Tamandaré. São doze módulos, com área útil total de 325 m². No local, vão trabalhar os 112 militares que fazem parte da futura tripulação do Navio.
A obra durou cerca de seis meses e envolveu a construção de toda infraestrutura de hidráulica, esgoto, elétrica e pavimentação.