Divulgado há pouco pela Secretaria da Saúde, o boletim da Covid-19 deste sábado informa que o Distrito Federal registrou 33 mortes associados pela peste e 2.103 novos casos. Com os novos números, o total de casos chega a 357.761 desde março do ano passado. O número de vítimas fatais é de 6.709. Na média móvel de casos nos últimos 14 dias, houve uma queda de 39%. Já o número de mortes aumentou 26%.
A ocupação de leitos de UTIs destinadas aos infectados da doença continua bastante alto na rede pública de saúde. É de 95,8%, segundo a Secretaria da Saúde, Na rede particular de saúde, a situação é de calamidade, já que a ocupação é 99,75%. Em alguns hospitais há falta de medicamentos para sedação e pacientes estão sendo amarrados nos leitos.
Boa parte desses doentes em estado grave é de jovens. A Fundação Oswaldo Cruz informou que houve um aumento de 701,58% de casos nesta faixa etária entre janeiro e março. O índice de mortos neste mesmo período cresceu 468,57 para o mesmo público em todo o país. No Distrito Federal, por exemplo, 14 mortes registradas hoje foram de pessoas entre 30 a 59 anos.
O Ministério da Saúde, através do DataSus, revela que dois em cada dez brasilienses já vacinados contra a Covid-19 não voltou para tomar a segunda vacina. A vacinação continua no Distrito Federal com os imunizantes que chegaram nesta semana. Os profissionais das forças de segurança serão vacinados a partir da próxima terça-feira (13) nas unidades de saúde da Região Centro-Sul. Os profissionais de saúde que estão cadastrados também começam a ser vacinados no mesmo dia.
Boletim sobre os casos no Brasil – O país registrou oficialmente 71.832 novos casos confirmados de Covid-19 e 2.616 mortes ligadas à doença neste sábado (10/04), segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).
Com isso, o total de infecções identificadas no país subiu para 13,445 milhões, enquanto os óbitos chegaram a 351.334. Ao todo, cerca de 11,8 milhões de pacientes se recuperaram da doença, segundo o Ministério da Saúde (o Conass não divulga número de recuperados).
A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes está em 167,2. Em números absolutos, o Brasil é o segundo país do mundo com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 31 milhões de casos, e seguido da Índia, com 13,2 milhões. É também o segundo em número de mortos por covid-19, depois dos mais de 560 mil em solo americano.
Ao todo, quase 135 milhões já contraíram o coronavírus no mundo, e 2,91 milhões de pacientes morreram em decorrência da doença respiratória, segundo dados da plataforma Google News.