Foram registrados 871 incêndios e danos em 74 edifícios, mas os números mostram que a violência foi menor
Por Misto Brasília – DF
Pelo menos 718 pessoas foram detidas e 45 polícias ficaram feridos na quinta noite consecutiva de distúrbios na França após a morte de um adolescente baleado na terça-feira pela polícia, informou o Ministério do Interior francês neste domingo (02/07).
Numa publicação na conta pessoal na rede social Twitter, o ministro do Interior francês, Gérard Darmanin, disse que, apesar dos incidentes, a madrugada de sábado para domingo foi mais calma que as anteriores, fato que ele atribuiu a uma maior presença das forças de segurança nas ruas.
A onda de protestos obrigou o presidente francês, Emmanuel Macron, a adiar uma visita de Estado à Alemanha agendada para começar neste domingo, relatou a Agência DW.
Vocês estão sabendo o que está ocorrendo na França? Não, porque a grande mídia não mostra. Mas nós mostramos! Pois bem. Protestos violentos irromperam em várias cidades há 4 dias após a morte de um descendente árabe durante uma blitz. Saques a lojas, ataques contra repartições… pic.twitter.com/iwJNTcYUHj
— Blog do Ismael Sousa (@ismaelsousa) July 1, 2023
Nas primeiras horas do dia, o Ministério do Interior francês afirmou ter havido cerca de 420 detenções. Às 8 horas (hora local) a pasta atualizou os números, dando conta da detenção de 718 pessoas, quando no dia anterior, à mesma hora, tinham sido comunicadas 994. No entanto, ainda no sábado, pouco depois, esse número seria atualizado para 1.311.
Tumultos, saques e danos materiais foram registrados novamente, especialmente em Paris, Marselha e Lyon.
Foram registrados 871 incêndios em vias públicas e danos em 74 edifícios, números que representam menos de metade do dia anterior.
A imprensa também registrou que os tumultos na França chegaram sábado à noite também à Suíça. Uma centena de jovens causaram danos materiais em lojas em Lausanne. A polícia prendeu seis menores com idades de entre 15 e os 17 anos e um jovem de 24 anos.