Neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia. No domingo passado foi a primeira etapa
Por Misto Brasil – DF
O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão inicial era o dia 20.
O resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025. Atualizado às 06h47 no dia 11.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame.
Leia – estudantes consideraram a segunda etapa do Enem difícil
No segundo dia de prova, 69,4% dos candidatos compareceram. O percentual é inferior aos presentes no primeiro dia de provas (73,4%).
A abstenção no segundo dia foi de 30,6%, superior ao primeiro dia de provas (26,6%) e ligeiramente menor em comparação ao segundo dia de provas em 2023 (32%).
As provas foram aplicadas em duas etapas. No domingo passado (03), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa.
Neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.